A GLUP começou a ser concebida em 2017 com o objetivo de salvar os verdadeiros princípios maçônicos, algo que raramente é cabido nas associações hoje.
Vendo o descontentamento de vários membros diante de suas lojas e poderes, muitos dos quais dormiam por causa do desacordo entre eles, decidiu-se fundar um corpo maçónico forte nos moldes de sua essência, daí a seriedade de inteligência que nos foi outorgado pelo G∴A∴D∴U∴ nos concedeu, no entanto, os maçons de bons costumes criam a Muito Respeitável Obediência Maçônica GRANDE LOJA UNIDA PAULISTA – GLUP, tendo um seleto e competente grupo de idealizadores e à frente; foi escolhido o Ir Cristiano de Almeida que foi escolhido por todos como o primeiro Grão-Mestre desta instituição Maçônica.
Tudo começa com a Lei Universal da Maçonaria, baseada nas Constituição de James Anderson, Albert Mackay, Respeito aos Regulamentos Internos, pelas Três Lojas Maçônicas (A∴R∴L∴S∴ Honra e Virtude N°09, A∴R∴L∴S∴ Hórus N°13 e A∴R∴L∴S∴Rei Salomão N°18).
O caminho para a criação da Grande Loja até hoje é doloroso, mas com base nos ensinamentos maçônicos oficiais, as arestas são cortadas aos poucos e as dificuldades são separadas, tudo isso com muita dedicação e uso das ferramentas certas.
A família GLUP trabalha sem vaidade, transformando homens bons em Homens melhores para a família, a sociedade e o mundo, tornando-nos cada dia mais preparados. Nossa essência vem dos antigos e formais Postulados da Maçonaria Universal, onde nos tratamos como verdadeiros irmãos.
Independentemente de raça, cor, religião ou posição na sociedade, somos conhecidos como irmãos desde o início.
Aqui aprendemos a importância da palavra família, sempre respeitando a Tríade, LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE.
MISSÃO
Associada a intensa atividade filosófica, a Grande Loja Unida Paulista tem como missão, em suas atividades regulares, o estudo e transmissão dos temas mais profundos da filosofia maçônica.
Pela virtude e caridade, devolva a paz de espírito aos desamparados.
Mudar-se como pessoa, a ponto de tornar todas as pessoas melhores.
Ser um bom pilar nos assuntos maçônicos e uma fonte de confiança na promoção do desenvolvimento das pessoas e de suas ações.
Liberdade; Igualdade; Fraternidade; Compromisso; Conduta; Personagem; Inovação; Cultura; Respeito e Conhecimento.